Publicado no portal Santana do Ipanema em 01/02/2023 00:17:35

Na AMA, Isnaldo Bulhões recebe Plano Municipal de Saneamento Básico

Durante reunião na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) nesta segunda-feira (10), o prefeito de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhões, recebeu do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, o Plano Municipal de Saneamento Básico.

O plano, elaborado pela empresa Premier, abrange o abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, bem como, de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Ele abrange o abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, bem como, de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Os trabalhos foram coordenados pelo secretário de Meio Ambiente, Jorge Santana com supervisão do diretor de Meio Ambiente, Fábio Leite.

Isnaldo Bulhões enfatizou que a meta do município é colocar o plano em prática priorizando a melhora da qualidade de vida da população. "Nossa meta é estabelecer mecanismos e procedimentos para colocá-lo em prática para garantir a promoção da segurança hídrica, prevenir doenças, priorizando sempre a melhora da qualidade de vida da população, reduzir as desigualdades sociais e ao mesmo tempo cuidar do meio ambiente, sobretudo do Rio Ipanema. É compromisso da nossa gestão cuidar da cidade, afinal é a nossa casa, é onde moramos. Santana sempre em primeiro lugar", afirmou o gestor.

Na ocasião, o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, disse que os demais municípios podem solicitar o documento sem pagar nada. A contrapartida é transformar o Plano em Lei Municipal. “A partir daí os prefeitos e vereadores terão um instrumento que abrirá as portas junto ao Governo Federal ou ao Governo Estadual, e terão, através do Fundo de Recursos Hídricos, recursos para as obras de drenagem urbana, de abastecimento de água, abastecimento humano, tratamento de esgoto e tratamento de lixo”, afirmou.

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, destacou que os planos trarão benefícios e representam uma economia para os municípios. “O plano de saneamento é um custo alto e é muito importante o município receber um plano desses, ainda mais sem custos. O município vai poder economizar e aplicar esse recurso também em outras áreas ligadas a preservação do meio ambiente e do Rio São Francisco”, declarou.

Os prefeitos Djalma Beltrão (Piaçabuçu), Marcius Beltrão (Penedo), Rosiana Beltrão (Feliz Deserto) e Santana Mariano (Major Izidoro), também receberam os Planos.