Publicado no portal Santana do Ipanema em 27/10/2018 08:25:40

Prefeito de Santana decreta luto oficial de três dias pela morte do Professor José Marques

O primeiro doutor em Jornalismo do Brasil e santanense, José Marques de Melo morreu na tarde desta quarta-feira (20), aos 75 anos, após sofrer um infarto fulminante em casa.

O prefeito de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhões, decretou luto oficial de três dias no município, a partir de 20 de junho, em sinal de profundo pesar.

José Marques de Melo carregava na bagagem um extenso e admirável currículo, servindo de exemplo e orgulho para todos os santanenses. Foi jornalista, professor, pesquisador e formou várias gerações de jornalistas e pesquisadores. Fundou o Centro de Pesquisas da Comunicação Social, mantido pela Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero, foi docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e é o primeiro doutor em jornalismo titulado por universidade brasileira.

Em 30 de junho de 2017, José Marques recebeu do Poder Legislativo o título de Cidadão Honorário deste município. O título foi concedido por iniciativa do vereador Mário Siqueira Silva.

Sérgio Mattos, no livro O Guerreiro Midiático, narra com precisão o período do seu nascimento:

José Marques de Melo, filho de Leusinger Alves de Melo e D. Iveta Marques de Melo, nasceu no dia 15 de junho de 1943, numa terça-feira, às 6 horas, pelas mãos de dona Eufrosina Marques, sua avó materna, que serviu de parteira aparando o neto, por acado, na cidade vizinha de Palmeira dos Índios, onde o pai dele mantinha atividades comerciais. Permaneceram em Palmeira dos Índios por muito pouco tempo. Depois de haver perdido dois filhos, quando José Marques de Melo nasceu, imediatamente sua avó Eufrosina foi buscar a filha e o neto, que passaram a residir em Santana do Ipanema. (MATTOS, Sérgio ? Guerreiro Midiático ? Intercom 2014).