Publicado no portal Santana do Ipanema em 22/06/2023 22:37:42

Prefeito de Santana inaugura sede da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes

A Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes – ASLCA foi fundada em 29 de maio de 2012, durante a realização da I FELISI – Feira Literária de Santana do Ipanema. Desde então tem cumprido seus objetivos de apoiar todos os movimentos literários, artísticos e científicos de Santana do Ipanema.

Até o dia 14 de junho de 2019 os acadêmicos seu reuniam de forma itinerante, solicitando espaço em outras instituições de nossa cidade.

Em 2016 com a eleição do prefeito Isnaldo Bulhões Barros, este comunicou ao presidente José Malta Fontes Neto que estaria implantando a Casa da Cultura de Santana do Ipanema, no prédio onde funcionou o Fórum da Comarca de Santana do Ipanema e o Fórum de Pequenas Causas da mesma comarca, uma vez que o prédio haveria de ser devolvido ao município.

De imediato o presidente solicitou ao prefeito que, se possível, reservasse um espaço para a Academia o que foi de pronto acordado e garantido.

Mas para a surpresa dos acadêmicos que fazem aquele sodalício o ambiente que foi cedido pelo excelentíssimo senhor prefeito Isnaldo Bulhões foi bem maior, composto por salas para a presidência, secretaria, biblioteca/livraria e uma grande sala para reuniões, situado no anexo da Casa da Cultura, onde funcionou por muito tempo apartamentos para os magistrados.

Em uma solenidade que reuniu a maioria absoluta dos acadêmicos da ASLCA, convidados especiais o excelentíssimo senhor prefeito Isnaldo Bulhões Barros entregou a Academia a sua sede prometida.

Participou da solenidade a senadora da República Federativa do Brasil Renilde Silva Bulhões Barros, associada benemérita da ASLCA, a senhora Maria Verônica de Araújo – secretária municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimentos Social e também associada Benemérita, a professora Andréa Cristhina Brandão Teixeira – secretária municipal de Educação, Cultura, Esportes, Turismo, Lazer, Ciência, tecnologia e Inovação, professor José Pinto de Araújo, que formaram a frente de honra.

Durante a solenidade usou da palavra o presidente da ASLCA que fez uma fala de desabafo, falando das dificuldades encontradas em outros tempos para se encontrar um local para a instituição, mas que a alegria era tamanha que palavras eram poucas para agradecer ao Dr. Isnaldo Bulhões em nome de todos os acadêmicos pelo seu gesto.

O prefeito Isnaldo Bulhões por sua vez falou aos presentes destacando a importância do fortalecimento das instituições locais que fomentam o desenvolvimento de nossa terra, nos aspectos econômicos, sociais e intelectuais e a ASLCA faz parte desse processo.

A solenidade foi finalizada com o descerramento da placa inaugural no hall do prédio, onde consta o nome dos associados fundadores da instituição beneméritos e efetivos.