Publicado no portal Santana do Ipanema em 22/10/2019 11:19:12

Prefeitura de Santana do Ipanema intensifica ações de prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero no Povoado Areia Branca

Dando continuidade as ações alusivas a Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quinta-feira (17), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Povoado Areia Branca ações de prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero.

Foram realizados agendamentos para exames de mamografia, exame de citologia, testes rápidos, consultas médicas e outros serviços. A intensificação neste mês é importante para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

O prefeito Isnaldo Bulhões esteve na UBS acompanhado da senadora e secretária de Governo, Renilde Bulhões, do vereador Moacir Junior, da secretária de Saúde, Normanda Santiago, além dos profissionais da saúde que trabalham naquela unidade.

Isnaldo Bulhões falou para os pacientes que sua gestão está comprometida com a Saúde pública e que está trabalhando todos os dias para que a população seja bem cuidada e fique com a saúde em dia.

A senadora Renilde sensibilizou as mulheres para se cuidarem, uma vez que quando diagnosticada precocemente com câncer de mama a chance de cura é muito grande, já quando descoberto mais tarde a probabilidade cai pela metade.

O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.