Publicado no portal Santana do Ipanema em 27/10/2018 08:26:24

Prefeitura de Santana do Ipanema realiza mais um mutirão de cirurgias de catarata

A prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),  realizou no sábado (21), mais um mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM), de forma gratuita para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram realizadas 31 cirurgias para pacientes de Santana do Ipanema e municípios da 9ª e 10ª região da saúde.

O mutirão é direcionado às pessoas com idade a partir dos 60 anos, quando a catarata costuma se manifestar, e que tenham dificuldade de enxergar.

A ação realizada pela SMS assegura aos pacientes esse avanço que é a realização das cirurgias. Até o final do mês serão realizados 200 cirurgias, segundo informou a secretária Normanda Santiago.
Sobre a doença

A catarata ainda é a principal causa de cegueira reversível entre os brasileiros, apesar do tratamento cirúrgico ser garantido pelo SUS. A doença embaça a lente natural do olho, chamada cristalino, e deixa a visão borrada, embaçada e causa dificuldade para enxergar principalmente à noite.

Os oftalmologistas esclarecem que não existem medicamentos, colírios, exercícios ou óculos que melhorem ou previnam o surgimento da catarata e que a única possibilidade de curar a doença é com a cirurgia, por isso, todo paciente com catarata possui indicação para fazer a operação.