Publicado no portal Santana do Ipanema em 22/06/2023 22:37:09

Ônibus da Prefeitura de Santana vai ajudar mulheres no combate ao Câncer de Mama e Colo do Útero nos dias 13, 14, 15 e 22

A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove entre nos dias 13, 14, 15 e 22 de agosto, o "Projeto Mulher em Foco: Nosso Alvo é Você!" com objetivo de prevenir o Câncer de Mama e Colo do Útero. Durante a ação, as mulheres santanenses poderão realizar os exames de citopatológico do colo uterino e mamografia. O ônibus - que possui um consultório de coleta de citologia - será deslocado até as casas comerciais para realização da citologia e agendamento das mamografias no Centro Diagnóstico. Para a ação, serão envolvidos enfermeiras e técnicas de enfermagens.

A Secretaria de Saúde vai incentivar o público feminino para a realização de exames preventivos. Profissionais da saúde também irão sensibilizar as instituições para liberarem as trabalhadoras que têm dificuldades de acesso ao exame, devido ao trabalho, para que elas possam realizar os exames preventivos durante o projeto.

Previamente, Secretaria de Saúde, entrou em contato com algumas profissionais da área, comerciantes e Presidente da Associação Comercial, solicitando dos mesmos uma lista nominal de mulheres na faixa etária prioritária para o Ministério da Saúde, na coleta de citologia que é de 25 a 64 anos de idade e para agendamento de mamografia bilateral em mulheres acima de 35 anos de idade e de mamografia de rastreamento na faixa etária de 50 a 69 anos de idade.

Prevenir o Câncer de mama e de colo do útero é uma tarefa que merece toda atenção dos profissionais que atuam na saúde. Sendo assim, O município espera realizar os exames de citologia e mamografia, prevenindo o surgimento de patologias mais complexas com Câncer de mama e de colo do útero.

PROGRAMAÇÃO

Nesta terça-feira (13) e quarta (14), o ônibus estará no centro da cidade para atendar as empresas.

Na quinta-feira (15), no depósito de Lorinho.

No próximo dia 22, o ônibus vai para o Hiper Mercado Nobre.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e mesa