Publicado no portal Santana do Ipanema em 23/08/2023 11:38:13

Agricultores familiares de Santana do Ipanema são certificados produtores orgânicos junto ao Ministério da Agricultura

A Prefeitura de Santana do Ipanema realizou, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realizou nesta terça-feira (22), a certificação dos produtores orgânicos do município. A prefeita Christiane Bulhões participou das entregas dos certificados a 8 produtores que são vinculados à Associação dos Agricultores Familiares de Santana do Ipanema e comercializam seus produtos na Feira da Agricultura Familiar.

Os agricultores foram capacitados pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), em parceria com a Prefeitura. A capacitação trouxe orientações sobre como se tornar um produtor orgânico, técnicas alternativas para o cultivo, entre outros temas. Com a certificação, eles agora fazem parte do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

A declaração proporciona muitos benefícios para os agricultores, um deles atesta a qualidade dos produtos, o que será exibido em seus pontos de venda e garante preços diferenciados e prioridade nas chamadas públicas dos programas governamentais.

Os produtores estão autorizados a exibir o documento em seus pontos de venda, como na Feirinha da Agricultura Familiar, e apresentar para a participação nos programas de governo como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para garantir preços diferenciados e prioridade nas chamadas públicas.

Participaram da entrega dos certificados a secretária de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Amanda Graça, o secretário de Infraestrutura, Marcelo Melo, presidente da Emater, Moisés Leandro, o superintendente de Assistência Técnica da Emater, Marconi Nobre, a supervisora Regional da Emater – Médio Sertão, Alane Wanderley, a Engenheira Agrônoma e Extensionista da Emater, Maria da Guia e a representante do Mapa, Luís Carlos Jifen Ko.