Publicado no portal Santana do Ipanema em 08/08/2023 10:34:02

Caravana de Santana volta do Semiárido Show com novas experiências e entusiasmo para colocar em prática

A caravana de Santana do Ipanema com mais de 30 lideranças comunitárias e presidentes de cooperativas que participou do Semiárido Show 2023 a convite da prefeita Christiane Bulhões volta para o município com muita bagagem, novas ideias, entusiasmo e vontade de colocar em prática para impulsionar a Agricultura Familiar do município. O Semiárido é o maior evento da agricultura familiar do Nordeste, e foi realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na cidade de Petrolina-PE.

Um dos santanenses presentes foi o agricultor familiar Sebastião Damasceno, do Sítio Cabaceiro (foto destaque). Ele é o guardião das sementes crioulas. Durante o evento, o agricultor agradeceu o apoio da prefeita e parabenizou a chefe do executivo pela sua participação no evento junto da delegação santanense. “É um maravilhoso encontro e muito produtivo. É a porta inicial para o conhecimento e para nossas bases em nosso semiárido, que só tem a crescer com sustentabilidade no semiárido”, avaliou Sebastião.

Rosa Maria, outra agricultora familiar que esteve no evento, comentou que aprendeu muitas técnicas para levar pra o campo e produzir mais em sua pequena propriedade, situada no Sítio Sacão, em Santana do Ipanema.

Terezinha Maria, agricultora familiar do município, também integrou a caravana. Ela agradeceu o convite da prefeita e falou que está levando muita experiência para Santana. “Estou muito feliz e muito agradecida com a prefeita pelo convite para vim ao Seminário Show. Conheci muitas experiências e vou levar muita bagagem pra Santana”, contou sorridente.

Ao lado dos agricultores, Christiane Bulhões enalteceu a importância do evento para a agricultura familiar e disse que essa busca de conhecimento por parte dos agricultores, vai contribuir muito com o desenvolvimento das suas comunidades na volta pra casa.

O evento teve muitas novidades, tecnologia e inovação desenvolvidos pela Embrapa e instituições parceiras, relacionados à produção no Semiárido, como forrageiras, sanidade animal, apicultura, reuso de águas, também teve capacitações englobando diversas temáticas voltadas para a convivência com o clima, avanços do conhecimento e novas oportunidades para toda a região.

Assista o Vídeo: