|
||
Com apoio da Prefeitura, Selaj promove curso em arbitragem em Santana do IpanemaO projeto “Apito No Interior”, idealizado pela Secretaria do Esportes, Lazer e Juventude (Selaj), abriu novas possibilidades para alunos da cidade de Santana do Ipanema. Estudantes e trabalhadores de diversas áreas participaram da capacitação que levou conhecimentos teóricos e práticos de arbitragem de futebol para o Sertão alagoano e alimentou sonhos de uma renda extra, além de conquistarem espaço na arbitragem profissional. As atividades aconteceram durantes os dias 26, com aulas teóricas, e 27, com teoria e prática no Estádio Senador Arnon de Mello.
Durante a abertura do projeto, o prefeito Isnaldo Bulhões parabenizou os árbitros que estavam participando da capacitação e falou do seu compromisso com o esporte em Santana do Ipanema. "Estamos apoiando a capacitação de árbitros e auxiliares do nosso município, para que vocês possam renovar os conhecimentos através de aulas teóricas e práticas. O incentivo ao esporte será sempre importante em nossa gestão".
Trabalhador do comércio na cidade, Renielson Souza afirmou que vai buscar novas oportunidades na arbitragem, após o “Apito no Interior”. “Sempre gostei de futebol e achava interessante a profissão de árbitro de futebol. Quando recebemos a notícia que o projeto estaria aqui, me inscrevi, participei e gostei muito. Espero que eles tenham me avaliado bem e que eu possa fazer o curso da federação e me profissionalizar”, afirmou. Ao todo, 50 alunos participaram, entre eles trabalhadores locais, bem como estudantes universitários, como Fabiana Lima, que pratica esporte e quer conhecer melhor as regras do futebol.
“Eu pratico futebol, jogo num time feminino e é importante que a gente esteja por dentro das regras. No momento que eu não jogar mais, minha ideia é ser árbitra ou auxiliar, quem sabe”, comentou. Em Santana do Ipanema, o “Apito No Interior” chegou a sua quarta edição, a primeira em 2018, levando conhecimentos teóricos e práticos para futuros árbitros amadores e que podem ser alçados à arbitragem profissional, possibilitando assim uma renda extra e uma nova atividade profissional. O secretário executivo da Selaj, Charles Hebert, que é ex-árbitro de futebol, avaliou mais uma edição do projeto. “Muito feliz pela recepção dos alunos. Muito atentos, participativos. Se eles se interessarem vão buscar essa oportunidade de ter uma renda extra com jogos amadores e, quem sabe, participarem dos cursos da Federação Alagoana de Futebol e um dia chegarem à arbitragem profissional”, disse. O projeto “Apito no interior” é idealizado pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude em parceria com a Federação Alagoana de Futebol (FAF). |
|