Histórico: Santana Ipanema realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Em um momento importante de transição demográfica no Brasil, Santana do Ipanema promove a sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, realizado nesta quarta-feira (25) pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, reuniu representantes do poder público, sociedade civil, instituições e cidadãos em um importante espaço de escuta, diálogo e construção coletiva.
Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, a conferência abordou os desafios e as potencialidades de se envelhecer no Brasil, destacando a importância da reformulação das políticas públicas para a valorização da pessoa idosa em todas as suas diversidades culturais, sociais e econômicas.
Durante a abertura, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Vera Araújo, ressaltou a importância da união de todos os setores. “A realização dessa conferência é um marco histórico, refletindo o poder do trabalho integrado e comprometido para a proteção dos nossos idosos”, destacou Vera.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Lucielma Ferreira, também destacou a importância da rede de proteção, da comunicação entre os setores e do funcionamento do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. “Fico muito feliz em ver as grandes políticas executadas em nosso município voltadas aos nossos idosos”, afirmou.
As propostas debatidas durante o encontro serão encaminhadas para a etapa estadual da conferência, contribuindo para o planejamento de ações mais eficazes e sensíveis às realidades de cada município.
Além da secretária Vera Araújo e da presidente Lucielma Ferreira, estiveram presentes no evento os secretários municipais Renilde Bulhões, José Marques e Fabiana Xavier, os vereadores Miguel Oliveira e Manoel Vanderley (Deva do Óleo), o promotor de justiça, Dr. Alex Almeida, a secretária executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Sara Áfia, representando a secretária de Estado Tereza Nelma, o vice-presidente do Conselho Estadual, Petrucio dos Santos, a conselheira Betânia Jatobá e representantes do conselho e da gestão municipal.
.jpg)
|