Publicado no portal Santana do Ipanema em 25/05/2022 15:25:27

Prefeitura de Santana e Sebrae capacitam merendeiras das escolas municipais

A Prefeitura de Santana do Ipanema e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae-AL) promoveram uma manhã de aprendizagem e conhecimento com a Capacitação Para o Concurso de Merendeira. As oficinas foram realizadas nestas terça (24) e quarta-feira (25) no Centro Municipal de Educação Infantil Roberval Menezes Dias.

As merendeiras das escolas municipais foram qualificadas, sobre a utilização de produtos da agricultura familiar, além do bom aproveitamento dos alimentos na elaboração da refeição, de cuidados de higiene e manipulação no dia a dia da escola.

Uma ação que fortalece o desenvolvimento das merendeiras que agora estão mais preparadas para o concurso que será realizado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura. O concurso tem a missão de eleger, divulgar e premiar receitas elaboradas por merendeiras.

As inscrições dos pratos poderão ser feitas no período de 7 de julho até 8 de agosto, por meio de formulário on-line.

Serão quatro etapas do Concurso: Eliminatória, Municipal, Regional (semifinal) e Estadual (final). Na fase eliminatória, serão classificadas apenas três receitas por município. Os critérios para avaliação dos pratos levarão em conta aspectos como a presença de alimentos regionais e da agricultura familiar local, a presença de alimentos in natura ou minimamente processados, além da ausência de alimentos processados e ultraprocessados e a possibilidade de replicação da receita no contexto escolar. Já na Etapa Municipal, as três receitas selecionadas na fase eliminatória deverão ser preparadas na presença da banca de avaliação pelos merendeiros e merendeiras. O mesmo ocorrerá nas etapas Regional e Estadual.

Para os 21 classificados da etapa Municipal, será entregue o prêmio de R$ 500. Na etapa Estadual, o primeiro colocado receberá, além do prêmio já conquistado na Etapa Municipal, mais R$ 5 mil. Já o segundo ganhará mais R$ 2.500, e o terceiro, R$ 1.000. Ao nutricionista responsável pelo merendeira ou merendeiro vencedor da etapa Estadual será entregue o prêmio de R$ 5 mil.

Haverá ainda uma premiação oferecida pelo Senac em forma de vouchers para cursos. Para a merendeira e a nutricionista que obtiverem o primeiro lugar, o valor do voucher será de R$ 1.000,00 cada uma. Para as segundas colocadas, o valor do voucher será de R$ 600, e para o terceiro lugar, R$ 400.