Santana do Ipanema Celebra o Sucesso da Alfabetização em mais um Seminário de Socialização e Reconhecimento de Práticas Exitosas
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Ciência, Tecnologia e Inovação de Santana do Ipanema/AL reafirmou seu compromisso com a excelência educacional ao realizar, no dia 04 de dezembro de 2025, mais um Seminário de Socialização e Reconhecimento de Práticas Exitosas na Alfabetização. O evento, que materializa as exigências do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) – foi um momento dedicado à valorização e à difusão das experiências pedagógicas mais impactantes da nossa Rede Municipal.
O Seminário proporcionou um ambiente colaborativo onde todas as Unidades Escolares da Rede Municipal tiveram a oportunidade de apresentar suas práticas e ações inovadoras, reforçando o foco coletivo na consolidação da leitura e escrita das crianças.
Entre as práticas que se destacam, pode-se relatar a prática pedagógica “Do Conto à Colher: uma proposta lúdica, realizada por meio do gênero textual receita” desenvolvida na EMEB Maria José de Carvalho pelas professoras Leila Denise Damasceno Melo Carvalho e Adriana Maria Santos Carvalho, com orientação da Articuladora de Ensino Maria Aline Machado Santos. A proposta da atividade foi atender diretamente a uma necessidade de aprendizagem crucial, diagnosticada pela análise dos resultados do simulado da Secretaria Municipal de Educação, que apontava para a dificuldade dos alunos na produção e compreensão de diferentes gêneros textuais.
Outra prática exitosa no processo de alfabetização foi realizada na EMEB José Francisco de Andrade pela professora do 1º ano, Natany, com a atividade “Mão na sílaba”, voltada ao desenvolvimento da leitura e da escrita, contribuindo significativamente para que os estudantes alcançassem a alfabetização ainda no 1º ano dos anos iniciais. Também merecem destaque as ações desenvolvidas na EMEB Senhora Santana, com acompanhamento do Articulador de Ensino Lucas, em que as professoras Railda, do 2º ano “A”, e Neuma, do 2º ano “B”, aplicaram as práticas “Leitura Surpresa” e “Dado da Pontuação”, fortalecendo o processo de alfabetização e o raciocínio lógico dos estudantes. Conheça em detalhes cada uma das práticas: https://drive.google.com/file/d/1hLZJhZ_EZVEnsb9HVtjdaCYG2bwcKrdA/view?usp=sharing
A Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Ciência, Tecnologia e Inovação, Salete de França Machado Soares, parabenizou a todos os envolvidos:
"Cada número, cada percentual, representa o sucesso de uma criança que teve seu direito à alfabetização garantido. O Seminário não é apenas uma celebração, mas um mecanismo estratégico para replicarmos o que deu certo e garantirmos que Santana do Ipanema continue a ser referência na promoção de uma educação pública de qualidade, com todas as crianças alfabetizadas na idade certa."
O sucesso alcançado em 2025 reforça o empenho da Rede Municipal em superar desafios e demonstra que a política de Reconhecimento de Práticas têm impacto direto e positivo nos indicadores de aprendizagem.
|