Publicado no portal Santana do Ipanema em 15/06/2023 19:50:25

Santana terá Casa da Mulher Brasileira para fortalecer serviços especializados e promover empoderamento feminino

Santana terá uma Casa da Mulher Brasileira. A prefeita Christiane Bulhões, os secretários municipais Marcelo Melo, Renilde Bulhões e Vera Araújo e a secretária da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas (Semudh), Maria Silva, visitaram o terreno onde será construída a Casa da Mulher Brasileira, que irá ofertar atendimento às mulheres em situação de violência que tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento da violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.

O equipamento é uma das ações do programa Mulher, Viver sem Violência coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo do Brasil que será construído em 2 municípios alagoanos, Maceió e Santana do Ipanema, graças à articulação do governador Paulo Dantas, da secretária Maria Silva e do deputado federal Isnaldo Bulhões.

O espaço será totalmente amplo e humanizado, integrando serviços especializados como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes.

Christiane Bulhões falou estar ansiosa pelo início das obras e com o coração repleto de gratidão por fazer parte dessa história para Santana do Ipanema e região. “Essa é uma grande conquista para as mulheres de toda a nossa região”.

A secretária da Semudh enfatizou que é importante a instrumentalização da casa nos governos Lula e Paulo Dantas. "O governador tem um olhar diferenciado para proteção e cuidado das mulheres e está sendo como referência no país por ter o maior secretariado de mulher no Brasil. É com esse olhar cuidadoso que estamos pensando em cuidar das mulheres santanenses e sertanejas. A casa vai abrir outros espaços e cuidados e fará de Santana e do sertão referência”.