Publicado no portal Santana do Ipanema em 17/11/2023 13:38:18

Óculos entregues pela Prefeitura de Santana transformam vida dos alunos: ‘antes eu tinha dor de cabeça, hoje não tenho’

Dor de cabeça, dificuldades para enxergar e estudar eram alguns dos problemas que os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Senhora Santana, Jandson Correia, Phamella Gabriely e Ana Vitória conviveram no passado. Eles gravaram um vídeo para falar da transformação a partir da chegada dos óculos que foram entregues a mais de 2.500 alunos da rede municipal de ensino por meio do Projeto Olhar Para Aprender Mais, lançado pela prefeita Christiane Bulhões, que além das entregas, ofertou exames de vista aos mais de 7.300 alunos.

A aluna Phamella Gabriely, gravou um vídeo para contar as dificuldades que enfrentou no passado por não usar óculos. Ela comentou que precisava chegar cedo na Escola para sentar na frente e poder enxergar melhor, pois sentando atrás não conseguia ver as letras. Com o óculos, sua vida foi transformada. “Pra mim o óculos mudou minha vida, agora consigo aprender, consigo ler e não preciso mais chegar muito cedo e sentar na frente para enxergar, posso sentar onde eu quiser. Obrigado prefeita pela importância de dar a gente uma oportunidade de ter esses óculos, mudou muito a minha vida e a dos meus colegas”, contou a aluna.

Outro aluno que também falou da transformação com o óculos foi Jandson Correia, que agora consegue ver melhor na sala de aula e em sua casa. “Só tenho a agradecer a Dra. Christiane pela entrega dos óculos, tanto para mim quanto para todos”, disse.

Ana Vitória revelou que antes tinha muita dor de cabeça e hoje não tem mais graças ao óculos e isso mudou sua vida. Além do benefício na saúde, ela ganhou autoestima para estudar e bem-estar dentro e fora da sala de aula, uma vez que não enxergava direito e hoje consegue enxergar muito bem.

Passar muito tempo em frente a dispositivos eletrônicos gera excesso de exposição às luzes artificiais o que pode causar desconforto ocular e dor de cabeça. A fadiga e a miopia, são os principais causadores das dores de cabeça, sintomas relacionados com a necessidade e indicação clínica de uso de óculos.

Ao passar pelo exame de vista ofertado pela Prefeitura, Ana Vitória descobriu a necessidade do uso de óculos. Além dela, outros mais de 2.500 alunos da rede municipal de ensino tiveram a indicação ao uso de óculos, e todos receberam de forma gratuita, com direito a escolha da armação.

Christiane Bulhões usou as redes sociais para falar da alegria e gratidão por cada um desses depoimentos e aproveitou para ressaltar a importância do Programa Olhar Para Aprender Mais que vem transformando a vida dos alunos. “O Programa tem nos ajudando a cumprir a nossa missão de cuidar das pessoas”.

A Prefeitura de Santana do Ipanema está investindo em educação e cuidando da saúde dos olhos das futuras gerações do município.