Publicado no portal Santana do Ipanema em 29/04/2024 01:26:39

Atos cívicos, entrega de obras, equipamentos e shows marcam os 149 anos de Emancipação Política de Santana do Ipanema

Santana do Ipanema celebrou entre os dias 18 e 27 de abril os seus 149 anos de Emancipação Política com avanços em todas as áreas, shows, hasteamento dos pavilhões, desfile cívico e atos religiosos.

A primeira semana foi marcada pela entrega do videomonitoramento das ruas da cidade e do Povoado Areia Branca, além da entrega do primeiro dos 21 pontos de mototáxi que serão entregues pela prefeitura.

“Tenho muito orgulho em dizer que nós entregamos hoje ao povo santanense o que há de mais moderno no Brasil e no mundo”, destacou a prefeita Christiane Bulhões sobre a instalação das 180 câmeras do sistema de videomonitoramento.

A fé e a religiosidade fazem parte da história de Santana do Ipanema e estiveram presentes na programação com o Culto em Ação de Graças na Igreja Evangélica Assembleia de Deus e a Missa Solene na Igreja Matriz de Senhora Santana.

Durante a programação, a gestão municipal entregou diversas obras e equipamentos nas áreas de saúde, educação, assistência social, desenvolvimento rural, infraestrutura e esporte.

Na saúde, o Centro Especializado no Transtorno do Espectro Autista (CETEA) foi entregue à população, com uma grande estrutura e equipe multidisciplinar para os atendimentos especializados. O CETEA conta com consultórios, salas de integração sensorial, fraldário, parque e muito mais.

A educação infantil vive um momento histórico em Santana do Ipanema e no bairro Paulo Ferreira foi entregue a Creche Municipal Santa Quitéria, com salas climatizadas, fraldário, refeitório, horta e toda estrutura necessária para o desenvolvimento das habilidades e cuidado com as crianças.

Já na infraestrutura, foram entregues duas pontes em estradas vicinais, uma no Sítio Sacão e outra ligando os Povoados Óleo e São Félix, além do Parque Santo São José II, no Barroso, e a pavimentação da Sementeira, um sonho antigo da comunidade.

O município passou a contar com três novos ginásios poliesportivos, localizados no Povoado Olho D´Água do Amaro, no bairro Clima Bom e no Sítio Serra da Lagoa, que também recebeu um campo society com grama sintética, alambrados, arquibancada, bancos de reserva e iluminação em LED. Ainda na área do esporte, a Corrida de Rua da Emancipação Política movimentou a programação.

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a gestão entregou a Central de Produção de Alimentos da Agricultura Familiar, no bairro São Vicente, e 20 kits de irrigação na Sementeira.

Na véspera do aniversário da cidade os santanenses e visitantes participaram da Seresta da Emancipação, com shows de Raquel do Teclados, Banda The Five e dos seresteiros da terra Arly Cardoso, Denis Marques, Ronaldo Runnas, Givaldo Campos, Wilma Azevedo, Arnaldo Viana e Paulinho Seresteiro.

Às 00h do dia 24 os fogos no Alto da Fé e o acender da bandeira de Santana do Ipanema celebraram a chegada de mais um aniversário de Emancipação Política do município.

Durante a manhã, na sede do Poder Executivo, autoridades estiveram presentes no tradicional hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, ao som da Orquestra Filarmônica Dr. Isnaldo Bulhões Barros.

Santana do Ipanema é conhecida como a Terra dos Escritores e esse foi o tema central do Desfile Cívico de Emancipação em 2024. Escolas e creches da Rede Municipal de Ensino desfilaram pela Avenida Dr. Arsênio Moreira homenageando os escritores e contando as suas histórias. Algumas delas desfilaram ao lado dos próprios homenageados.

Oito bandas fanfarras e filarmônicas de Alagoas e Pernambuco também fizeram parte do desfile, entre elas a Banda Fanfarra Dr. Isnaldo Bulhões Barros, que se apresentou pela primeira vez em Santana do Ipanema.

No encerramento da programação, realizado nesta sexta (27), a prefeita Christiane Bulhões assinou as ordens de serviço para a construção do Anel Viário e a reforma da Unidade Básica de Saúde Santa Ana, ao lado do deputado federal Isnaldo Bulhões e do deputado estadual Remi Calheiros. Na oportunidade também foram entregues 5 veículos para fortalecer a frota do município.

Participaram de toda a programação os vereadores, secretários municipais, servidores públicos, lideranças e representantes das comunidades.